sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bora dançar...




A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.


Nem venha dizer que não tem jeito para o negócio. Professores são unânimes em afirmar que todo mundo consegue dançar. Tango, forró, salsa… O estilo pouco importa. Que tal aceitar o convite e entregar-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música? Esse é o remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral dos bons: diversão garantida.A dança proporciona condicionamento cardiorrespiratório, combate a timidez, queima calorias, desenvolve a coordenação motora e melhora a autoestima, a confiança e o ritmo, diminui estresse e o percentual de gordura.
Segundo os especialistas, a música harmônica pode provocar, nos seres humanos, oito tipos de efeito: 1. anti-neurótico 2. anti-distônico 3. anti-stress 4. sonífero e tranqüilizante 5. regulador psicossomático 6. analgésico eou anestésico 7. equilibrador do sistema cardiocirculatório 8. equilibrador do metabolismo profundo. Para os estudiosos, a influência da música atinge diversos órgãos e sistemas do corpo humano: o cérebro, com suas estruturas especializadas, como o hipotálamo, a hipófise, o cerebelo; o córtex cerebral, o tálamo, o plexo solar, os pulmões, todo o aparelho gastrintestinal, e sangue e o sistema circulatório a pele e as mucosas, os músculos e o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário