O Parque Farroupilha é o mais antigo e ao mesmo tempo o mais moderno, o mais bonito,
o mais popular, o mais poético e o mais romântico parque de Porto Alegre.! http://www.aredencao.com.br/ !
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1HbICtj5llrIacqCZbiOUUsE_3MjlC5aceuczaL4G_5rJDanOzCAmYl8qHCw2MC9hcnG-ARvkLUAN9YOVO0T61DRCoOyxkyJ4fgTj_QmZiptqqIMMxsOrvgN3SUSfqq1SevCqLhoiLTY/s320/pq5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMUbcDxdEXV1EeMGZw6TH7U2Wltg9ljcnHVWEQKS9RoOmFBSfUsNH8YfRbaA_l5nIM_6iiXt2hSr6-XruSXTjVpGLeO8fEuAk6f35py3tfjNMZ2wmFV28zi9gbjucqw3JThTDQaGKmIm4/s320/pq6.jpg)
FÁBULA ARQUITETÔNICA
. teve um Bom Fim
João-de-barro
encontrou
a Redenção.
!Anderson Santos!
(poema dedicado a todos os Portoalegrenses e visitantes que já se encantaram com imagens do Parque da Redenção)e eu acrescento...e todos aqueles que ainda vão se encantar...
O Parque Farroupilha está localizado em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil.
O parque, que é conhecido também como "Redenção", fica bem próximo ao centro da cidade, entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa, no polígono formado pelas avenidas José Bonifácio, João Pessoa, Eng. Luiz Englert, Setembrina e Osvaldo Aranha.
Doado a cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo José da Silva Gama, o local foi inicialmente chamado de Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão, passando mais tarde a denominar-se Campos do Bom Fim, devido a proximidade da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim (1867) e das festas que ali se realizavam. Em 9 de setembro de 1884, a Câmara propôs a denominação de Campos de Redenção em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital.
O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando já existiam na área do parque a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896).
Com a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, o parque tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transitório efetivou a ocupação total deste espaço. No dia 19 de setembro de 1935, Campos da Redenção recebeu a denominação de Parque Farroupilha, através do decreto municipal 307/3.
Os recantos Jardim Alpino, Jardim Europeu e Jardim Oriental foram implantados em 1941. Em 1978 foi criado o Brique da Redenção e em 1997 efetuado o tombamento do Parque como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.
Na área do parque, existem diversos serviços, como Parque de Diversões, passeios de Trenzinho e Pedalinhos, Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancherias), Café do Lago, Posto da Brigada Militar e Feira Ecológica (aos sábados pela manhã) .
Além de diversos recantos, como Orquidário, Mini Zôo, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa , Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário.
A vegetação apresenta cerca de 8.500 árvores, de espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da Califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-Roxo e cipreste. (wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário